sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vacinação antirrábica começa dia 18 de maio - Sorocaba


Depois de dois anos sem ocorrer uma campanha de vacinação antirrábica em Sorocaba - assim como em todo o Estado de São Paulo -, o Ministério da Saúde decidiu retomar a ação de prevenção no País, por ter encontrado uma vacina que não cause efeitos adversos nos animais. A Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba já conta com 80 mil doses, que serão aplicadas nos animais da cidade a partir do dia 18 de maio. A vacinação foi suspensa em 2010, quando diversos gatos e cachorros começaram a apresentar sintomas de rejeição ao remédio aplicado.

Segundo o veterinário da Zoonoses da cidade, José Luís Chiquito Filho, as doses chegaram nas últimas semanas e a equipe responsável já começou a planejar a ação, para que a maioria dos animais do município sejam imunizados contra a doença, que é transmitida, geralmente, por morcegos contaminados. "Esse ano o Ministério adiantou o cronograma, já que a gente costumava realizar a campanha no segundo semestre", relata.

Os locais e os horários para a vacinação ainda não foram definidos, porém ele adianta que as vacinas serão aplicadas todas as sextas-feiras e sábados no período de 18 de maio a 2 de junho. Chiquito Filho informa que, além dos postos fixos de imunização, a Zoonoses também irá enviar equipes até os bairros mais distantes do centro da cidade, como o Mato Dentro e o Éden, funcionando como um posto volante.

Sobre as novas vacinas, o veterinário garante que os donos de animais não deverão se preocupar, já que ela foi utilizada em campanhas de outros Estados e nenhuma ocorrência de complicações foi relatada. "Esse lote que Sorocaba recebeu é produzido por um laboratório de renome, que não custa muito barato. Não é o mesmo que o Ministério costumava mandar", acrescenta.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=379586




Nenhum comentário: